Eu e minhas doideiras.
Estava pensando em como solucionar o problema de iluminação natural que tenho na cozinha da minha casa nova, já que as casas construídas hoje nas grandes capitais (especialmente em São Paulo) os espaços estão cada vez menores.
Em minha nova casa a lavanderia é como se fosse um fosso, a luz vem de cima, e a janela da cozinha vai para a lavanderia, logo a luz não bate diretamente na janela da cozinha, fazendo com que não tenha uma iluminação natural muito boa.

Como não sou nenhum leigo em física (nem um gênio, mas quebra o galho), estava pensando em criar uma  maneira de captar a luz natural e redirecionar ela para minha cozinha, pensei nisso baseado num projeto nacional que eu vi uma vez na TV.

Segue o link (no vídeo as pessoas usam garrafa pet com água para iluminar ambientes pouco iluminados)

O problema no meu caso é que a cozinha fica em baixo de dois andares, foi então que pensei em um túnel de luz, como sempre o Sr. Google me deu algumas respostas.

Esse site é de uma empresa americana que vende kits para instalar em casa, mesmo não sendo ideal para o meu caso, é uma ideia muito boa que nunca vi sendo implementada no Brasil.
A ideia consiste em tubos (espelhados internamente) que captam a luz do telhado e transportam ela para ambientes internos, chegando no ambiente interno, lentes dissipadoras de luz espalham ela por igual no ambiente, além de não pagar a conta de luz (e isso significa menos necessidade energética pro pais, menos usinas) a luz que vai pra dentro é natural, muito melhor que a artificial.

Ainda estou estudando o meu caso pois não terei espaço para um tubo tão largo, mas talvez eu faça um concentrador de luz com um tubo mais estreito, e um espalhador da luz na ponta. Tudo é uma questão de física, e essa tecnologia ótica nós já conhecemos a bastante tempo…

Fica a dica pra quem quiser inovar.