Fala pessoal,

E o Felipe Melo hein!? nervoso ele né… e qual o brasileiro que não se irritou depois do cartão vermelho contra a Holanda!?

Pois é, o Brasileiro anda muito nervoso, estressado e desse jeito já já estaremos como o Japão, onde 70% das pessoas já perderam o controle sobre o estresse.

Não acredita!? veja esse trecho da matéria que saiu na Folha de São Paulo.

“Na população economicamente ativa do Brasil, 30% já chegaram a esse estado causado por uma pressão excessiva, segundo dados da Isma – Brasil, associação internacional que pesquisa dados sobre estresse.
Nesse quesito, o Brasil está atrás apenas do Japão, onde 70% das pessoas já perderam o controle sobre o estresse.”

Na mesma matéria a Psicóloga fala sobre esforço e recompensa e como as relações dentro do ambiente de trabalho e a sobrecarga são fatores de estresse apontados com frequência.

“Por aqui, a dificuldade de contrabalançar as tensões do dia a dia ocorre principalmente por causa da sobrecarga de tarefas e do medo de demissão, fatores de estresse apontados com mais frequência pelos entrevistados.
O favoritismo nos ambientes profissionais, em que se leva em conta mais a relação pessoal do que o mérito do trabalho gera um sentimento de injustiça que contribui para o aparecimento do “burn out””

Você pode ler a matéria completa aqui

Brasileiros estão entre os mais estressados do globo

Eu acredito que o estresse é algo que você precisa aprender a conviver com ele, assim como o capitalismo, afinal uma coisa ta diretamente ligada a outra.

O capitalismo nos fornece a chance de melhorar de vida (socialmente) dependendo apenas do nosso trabalho, isso gera uma concorrencia e uma pressão pelo susesso, em uma visão muito mais ampla, acredito que esse seja o fator que acaba gerando o estresse e depois sim pode-se falar do individuo e suas relações no trabalho, familia, etc.

Assim acredito que quem já nasce com uma condição sólida e favorável dentro da sociedade provavelmente não vai sofrer de estresse, assim como aquele sujeito que se acomoda e “desiste” da luta pelos degraus do capitalismo, esse passa a ser apenas uma pequena engrenagem do sistema que vai ser utilizado muito provavelmente pela maioria que quer subir os degraus da escada que o capitalismo nos oferece, e pessoal esse bloco intermediário que não se acomoda são os estressados que a psicóloga fala na matéria!

Aguardo a opinião de vocês!

Abraços

@skaxias