Olá pessoal, faz tempo que não postamos (é sempre aquela velha falta de tempo), mas em homenagem a campanha eleitoral que está começando agora, vou fazer um post simples pra ajudar/lembrar algumas coisas sobre as eleições:

  • Porque votar em quem você acredita?

O primeiro motivo é para que as pesquisas não deturpem o resultado da eleição, fazendo com que um candidato potencial saia da disputa devido uma pesquisa ter apontado pouca intenção.(Pesquisas essas, de fonte duvidosa, pois cada uma mostra um percentual com uma margem de erro muito pequena, que não faz sentido se bater uma com a outra, então só por ai da pra ver que elas não valem de muita coisa)
O segundo motivo é que segundo as leis eleitorais, para ganhar em primeiro turno o candidato tem que ter 50% + 1 voto entre todos os votos válidos. Ou seja, num cenário que existem 4 candidatos, 2 empatados na liderança, mas você possui repulsa sobre um deles (um cenário comum na maioria das pessoas que conheço) e quer votar num terceiro que não está na liderança, tanto faz vc votar no segundo colocado ou no terceiro, pois seu voto impedirá (de qualquer forma) que o candidato que você possui repulsa não ganhe no primeiro turno. E se o terceiro ou quarto colocados que você votou não entrar no segundo turno, você tem chance de escolher um dos dois que a maioria votou. É exatamente pra isso que serve o segundo turno.

  • Dica legal:

http://veja.abril.com.br/eleicoes/eleicoes-2010-teste-candidatos-pensa-voce.shtml
Nesse site é possível responder um questionário com respostas feitas pelos candidatos à presidência, no final você saberá com quem você mais se identifica. Isso, apesar de simples, é muito melhor do que votar baseado em uma imagem (que em 95% dos casos é a unica coisa que vemos de um candidato).

  • Deputados, senadores e governadores

Escolha bem, principalmente deputados e senadores. Eles são tão ou mais importantes que o presidente. É só assistir programas como o CQC pra ver os absurdos que entram na política, sem despreparo e pior sem intenção nenhuma de melhorar o país.

  • Campanha pela Internet

Fiquem espertos com a campanha online, que esse ano vai pegar, prestem atenção se um candidato lhe enviou SPAM sem sua solicitação, isso não é nem um pouco legal (SPAM é a pior praga da internet), se ele retira seu nome da lista de emails caso você solicite, etc…
Prestem bastante atenção na campanha online, pois ela vai dar um espaço que alguns candidatos nunca tiveram, agora eles poderão ser ouvidos de verdade.

Eu pessoalmente não acredito muito no sistema eleitoral atual do nosso país, mas temos que utilizar bem o que temos, então vamos votar conscientes pessoal.

Por fim, gostaria de dizer que nós do site “Para mudar o Brasil” não temos intenção nenhuma de ajudar um partido ou outro nessas eleições, nós buscamos a verdade, e ajudar as pessoas e a nós mesmos a mudar o Brasil (para melhor é claro). Porém, é inevitavel citar o governo ou candidatos para fazer isso. Portanto abro espaço aqui para que deixem suas opiniões sobre como vamos regular o site nessas eleições.

Não pretendemos fazer propaganda negativa nem positiva de ninguém, nem bloquear comentários de ninguém, apenas se houverem ofensas diretas e críticas sem fundamento.

E como sempre, opiniem, comentem, sintam-se a vontade.