Todos acompanhamos a tragédia que ocorreu em Niterói no morro do Bumba, a esperança pelos soterrados é muito pouca ou nenhuma.Morro do Bumba

Mas o que quero propor nesse post é uma análise do porque não foi evitado essa tragédia, os Geólogos da PUC do Rio de Janeiro em seu relatório dizem que a estrada que a drenagem da estrada que passa no alto do morro foi a responsavel pelo deslizamento, que foi agravado pelo lixo que também era depositado no morro.

Veja a matéria. LINK

Mas na verdade eu não quero falar da tragédia em si, e sim dos fatores que influenciaram e mesmo o que poderia ser feito antes.

A superpopulação das metrópoles acaba colocando algumas pessoas em uma situação onde são obrigadas a morar em lugares como o Morro do Bumba, ninguém morava/mora ali porque gosta mas por pura necessidade, assim como em São Paulo também.

Não é possível que a prefeitura dessas metrópoles não saibam desses relatórios, porém o problema passa a ser onde alocar esses moradores se a cidade não tem para onde mais crescer, a criação de conjuntos habitacionais não chega perto do número de migrantes que chega a cidade todo ano sem contar com os que já estão aqui e com dificuldade e como já disse falta de opção conseguem uma moradia em algum lugar como o Morro do Bumba.

A chance de ter um trabalho e o sonho de uma vida melhor ainda é o que alimenta o sonho desses migrantes, o problema é até quando a cidade vai suportar essa supepopulação, ou até quando vamos esperar por outra tragédia como a de Niterói.

Aguardo os comentários de vocês,

Depois de um tempo sem postar, a partir de hoje volto com meus posts semanais.

Abraços