Matéria interessante sobre as fontes de energias utilizadas para manter os servidores de internet.

Segue o link

É uma questão interessante a se pensar, já que existem muitos datacenters que se encontram em regiões onde a geração de energia é feita utilizando fontes não renováveis.

E vou mais fundo, em uma questão que não se fala na matéria. Além da eficiência energética dos servidores quem instala um datacenter deveria também se preocupar com a refrigeração dos mesmos. Já estive em um datacenter no centro de são paulo onde o prédio todo é revestido de um material bem escuro (quase preto), que por sua vez retêm calor.

Fica ai uma idéia legal pra quem quer ganhar dinheiro, criar um datacenter em um local que seja abastecido por uma fonte de energia renovável onde a arquitetura seja pensada para que maximize a refrigeração natural (telhado verde, paredes brancas, etc…), diminuindo a necessidade de refrigeração e por sua vez economizando energia. Cria um selo de “site hospedado em datacenter verde” e põe nos sites/sistemas hospedados nele. Pra ficar o cenario ideal todos os programadores deveriam se preocupar em criar e utilizar sistemas que gastam menos energia.

Opiniões?