Bolsa Familia

Lendo um comentário do post sobre vandalismo nas escolas do amigo skaxias, vi mais uma vez como é mal interpretada essa tal “bolsa” que o governo oferece. Por muitas vezes quando era pequeno (e ainda agora depois de barbado) ouvia as pessoas dizerem que o auxílio desemprego nos EUA era lindo, amigos que haviam ido para lá viviam só disso e viviam muito bem, que o Brasil deveria seguir esse exemplo e blá blá blá, pois bem o Brasil seguiu esse exemplo, só que agora o que aconteceu com a beleza desse “benefício”? Hoje em minhas visitas ao país esse tema sempre vem a tona seja em reuniões familiares ou em mesa de bar. E vendo essa “zona” toda de fora acho incrível como o foco dessa revolta ta direcionado no lugar errrado.

Já falei aqui e vou repetir a base de um governo democrático é o povo e não o governo, o braço que manda, que exige é sempre o povo, e no Brasil isso não funciona assim, somos passivos e deixamos ser comandados, vivemos em uma espécie de “ditadura moderna” afinal não temos opção de escolha (ok temos, mas não venham me dizer que os políticos que temos merecem ser escolhidos), e ainda deixamos eles fazerem e desfazerem e ficamos quietos, apáticos perante a nossa incapacidade.

Voltando ao benefício, um dos maiores problemas do nosso país sempre foi e pelo visto contiuará sendo distruibuição de renda e é exatamente aí que entram os  “bolsas” da vida. É uma maneira de “equilibrar” a renda das pessoas que por alguma razão não estão no mercado ou encontram-se abaixo de um nível aceitável de renda. Bom isso seria, ou pelo menos deveria ser a solução para todos os problemas, mas não é, e sinto-lhes dizer que no Brasil nunca será. Só como exemplo até onde sei o Reino Unido tem muito mais “benefícios” do que o Brasil tem “bolsas” a diferença entre os dois!? No ano passado o Reino Unido pegou em torno de 54mil fraudadores, fraudadores como esses, geraram um déficit para o governo de quase £900 milhões (quase R$2,7 bi), enquanto no Brasil políticos enfiam seus filhos como beneficiários desses programas assistenciais. Outra diferença uma pessoa desempregada que pede o benefício tem que provar que está procurando emprego indo pelo menos 2x por semana no “Job Centre” senão ela pode ter o benefício retirado, e no Brasil quem controla isso??? Ninguém!! (Ah sim tem os mesmos políticos que põe a família pra receber o benefício) É a lei do mais esperto, a lei que impera no Brasil, se eu to bem quero mais é que o resto se lasque! Ou quem já esqueceu da mãe da Grazi que recebia o Bolsa mesmo depois que a filha ficou milionária? O Brasil gasta uma fortuna com isso e literalmente gasta por que a maioria do povo que recebe esses auxílios, ou abusam ou nem deveriam fazer parte dessa lista, a coisa não é feita com consciencia, e aí entendo a revolta de todos quando falam desses programas, só que me desculpem mudem o foco da reclamação! Abram os olhos pra ver que esse “jeitinho” que os brasileiros tanto se orgulham é o que faz esse país andar cada vez mais para trás!

A solução pra isso? Não faço a menor idéia, mas volto a defender que tudo começa com o primeiro passo e nessa marcha só os prejudicados andam, e eles somos nós, por que os políticos estão muito bem em suas mansões.

Post atualizado 09/02/2010

Parece que o post deu resultado =P

Seguem os links do G1 e do UOL onde dizem que o governo cancelou diversos benefícios do Bolsa Família