Ola pessoal!

No final de outubro estive em uma feira de Transportes em São Paulo, a Fenatran.

Como sempre há muita coisa interessante nessa feira relacionada ao transporte, mas dessa vez o que me chamou a atenção foi as novidades relacionadas ao meio ambiente, onde expositores como Iveco e Volvo são os que mais chamam a atenção nessa área.

Um dos maiores destaques da Iveco foi o modelo EuroCargo 4×2, equipado com motor movido a gás natural veicular Iveco-FPT F1C GNV, de 6 cilindros, com 200 cv de potência e 650 Nm de torque.  Isso mesmo, um caminhão movido a GNV onde sua emissão de poluentes é praticamente zero.

Fenatran 031Fenatran 030

Sem tanta novidade mas ainda uma boa idéias a Iveco também trouxe seu motor elétrico…

Fenatran 033Fenatran 032

A Volvo por sua vez lançou a linha Eco Experience:

A série especial é formada por veículos semipesados com motor de 260cv, configuração de eixos 6×2, cabine leito na cor verde metálico, caixa de câmbio de 9 marchas, eixo traseiro de simples velocidade, pára-sol externo, faixa decorativa exclusiva nas laterais da cabine, além de uma série de outros itens que diferenciam o VM Eco Experience de todos os modelos da categoria do mercado brasileiro. “O modelo une economia de combustível e respeito ao meio ambiente”, declara Reinaldo Serafim, gerente de caminhões da linha VM da Volvo do Brasil.

O gerente lembra que, quanto maior a economia de combustível, menor o nível de emissões de CO2 na atmosfera. “O respeito ao meio ambiente está em tudo o que é produzido e criado pela Volvo”, observa o gerente da linha VM.

Fenatran 049

Outras novidades também relacionadas ao tema também estavam expostas, e na minha opinião o setor está tentando mudar sua imagem, a de ser um dos vilões em relação a emissão de poluentes,  e em um pais como o Brasil que predomina o  transporte  rodoviário, é  muito importante que cada vez mais as montadoras e os transportadores busquem esse caminho.

Em breve quero também trazer a diferença de preços, incentivos e aceitação entre esses novos produtos voltados para o meio ambiente e os produtos convencionais.

Abraços