Fazendo as pases com o leao

Mais uma vez lendo uma matéria da folha vem um tópico que me chama a atenção. “Estudo aponta sonegação de mais de R$200bi no pais”. Uou. R$200bi??? Esse valor corresponde a 1/3 do orçamento da União. Como diz na própria reportagem daria pra construir 10mil CEUS em São Paulo, daria pra mudar muita coisa com esse dinheiro. Assim como citado na reportagem uma das causas disso é a tremenda carga tributaria que temos no pais. Realmente é um absurdo, temos uma das maiores cargas do mundo o que dificulta muita das nossas ações para mudarmos. Peguemos o exemplo do smart no post anterior e vemos que esse imposto esta implícito em coisas comuns do nosso dia e as vezes nem percebemos. Agora a pergunta de 1 milhão de dólares e – A carga tributaria é alta por que sonegamos impostos ou sonegamos impostos por que a carga tributaria é alta? Difícil responder essa pergunta. O certo seria independente da carga ser alta ou não pagarmos nossos impostos devidamente, só assim poderíamos exigir e brigar para que essa carga seja reduzida.
Ai vem o problema que se for pago tudo não sobra dinheiro para os assalariados. É…,  realmente é um problema, mas esse circulo vicioso não terminara nunca se um dos lados não parar.

Na minha sincera opinião somos nos que devemos dar o exemplo. Paguemos nossos deveres, pois como disse Benjamim Franklin “Não se tem certeza de nada nesse mundo, exceto pela morte e pelos impostos”.
Bom assim sendo se estivermos em dia com nossas obrigações poderemos cobrar (que é nosso dever como cidadão) do governo uma nova postura perante esse problema. Reclamar do governo e esperar que eles tomem medidas é muito fácil e muito cômodo também, e mais fácil e mais cômodo é usar isso como desculpa para fazer as mesmas coisas ao invés de tentar muda-las. É fácil por exemplo reclamar de corrupção, e subornar um guarda pra não tomar uma multa. O mal se corta pela raiz e a raiz dos problemas de uma população em um regime democrático é a própria população.

Então, que tal pagar os impostos direito? Só depois de pagar o BigMac que podemos reclamar que veio sem o molho especial, certo?