Ontem conversando com uma amiga fiquei sabendo de uma ONG brasileira que está empenhada em diminuir a temperatura dos centros urbanos. Como? Simplesmente fazendo uma alteração banal no seu telhado, pintando-o de alguma cor clara, no site eles dizem para telhados planos (como de prédios) serem pintados de branco e telhados ângulados (como o da maioria das nossas casas) em cores frias, para refletir a luz do sol de volta pra atmosfera e prevenir que as contruções absorvam calor em excesso.
Esse aumento de temperatura ocorre nos centros urbanos devido a retenção de calor por parte das construções. Como não há uma troca apropriada de calor, os prédios esquentam e por conseqüência tudo ao seu redor, uma vez que não há “sombras” ou ventilação adequada para o resfriamento. No site (ainda só em inglês) eles explicam os estudos que foram feitos e ainda dizem que com essa simples alteração você ainda pode ajudar a reduzir a quantidade de CO2 nesses centros, uma vez que o calor impede a correta dissipação de alguns materiais, e também a reduzir o consumo de energia sendo que deixando de absorver calor os prédios ficariam mais frescos e reduziriam a conta com ar condicinaodo.
Em uma comparação feita no site eles dizem que cada 100mts2 pintados de branco reduz em media a emissão de 10ton de CO2. Em outra eles dizem que aumentando permanentemente a reflexão da luz solar nos telhados e pavimentos  em todo o mundo poderia ser gerada uma compensação de emissões equivalentes a 11 bilhões de carros por ano, o que significa tirar de circulação cerca de 600 milhões de carros por 18 anos!
Há também a opção de se fazer um “jardim” sob os telhados, o que teria um efeito semelhante com a vantagem de ajudar na absorção de CO2 e também deixar o ambiente mais bonito, porem o custo se eleva e deixa pessoas comuns um pouco distantes desse método.
Enfim uma atitude simples que pode nos ajudar a melhorar nossa qualidade de vida e dos que virão.

Aqui um dos cartazes da campanha

Link para os demais
Cartaz 2
Cartaz 3
Cartaz 4