Aprenda o passo a passo de como sacanear quem tentou te dar um “passa moleque”:

sacanagem


Sempre me revoltou muito as grandes empresas que, por serem o lado mais fortes, sempre fazem “a corda quebrar do lado do consumidor” e somos obrigados a ficar com o prejuizo certo? Errado!! Chegou a hora do troco! Veja como:

Já fui injustiçado pela telefonica, TIM, etc ai resolvi usar o mínimo de serviços da telefonica, então escolhi trabalhar

com a NET para usar o serviço de banda larga(Virtua), estava tudo ótimo, até que certo dia vi a possibilidade de fazer um combo e reduzir o custo pago pela banda larga e fui enganado! Como funcionou?

Eu pagava R$69,90 pela banda larga, ai vi a possibilidade de fazer um combo com telefone “fale simples” e este valor iria baixar para R$49,90 + o valor pelo telefone R$34,90 que totalizaria 84,80.

Achei um ótimo negócio, fiz a compra do serviço pela internet, recebi a confirmação pelo email. Tudo perfeito

Porém… semana passada só que fui perceber o débito automático  em conta corrente estava cobrando o valor de 104,80 . Ligava lá e sempre me falavam que estava tudo certo e eu estava errado!

Ontem pesquisei com um amigo e chegamos a conclusão que isso poderia ser resolvido se fosse feito de forma correta! E funcionou!

Agora vou compartilhar com todos na esperança que as grandes empresas tornem-se mais honestas com os consumidores:

Antes de tudo, você deve levantar todas informações e se planejar:

-imprimir a confirmação do pedido que estava em meu email.

-pegar toda documentação do responsavel pela aquisição do produto(RG, CPF, Numero de usuário, etc)

-Verificar se a empresa realmente está errada, montar um plano como um checklist de como a conversa com o atendente deverá ser, nesse fluxo, anote todos os passos e coloque números de ordem que deverá seguir, e quando estiver no atendimento,  vá riscando cada fase que for passando, note que para atingir o sucesso, não pode pular nenhum dos passos!

Agora vem a parte mais importante: Gravação da própria conversa é prova lícita, portanto, ao iniciar o contato, avise o atentente que “Está ligação está sendo gravada”, ai ele passará a te atendender corretamente, não irá desligar na sua cara e não pode mentir, portanto a única opção para ele não reconhecer que você está certo é: Sendo evasivo, subjetivo e fugindo do assunto ao qual irá gerar provas de que a cobrança é indevida!

Então antes de ligar para o sac, você deve arrumar uma forma de gravar a ligação para isso você tem algumas alternativas:

– Modens com voice e gravar no computador, baixe este programa gratuitamente.

– Se cadastrar no Skype e colocar alguns créditos e configurar ele para gravar a ligação no seu computador

– Usar secretária eletronica

– Blefar e avisar que está gravando a ligação, mesmo sem gravar apenas para ser bem atendido e mostrar que você conhece seus direitos(rsrs)

* INFORMAÇÃO NÃO CONFIAVEL: Li em algum lugar que eles são obrigados a gravar a sua ligação e no caso de uma ação judicial, se não tiverem a gravação, irá valer a versão que o consumidor falar, vale a pena pesquisar este assunto.

Por ultimo, colocar tudo em prática:

0.1) Ligar para o serviço de atendimento

0.2) Anotar o numero do chamado e nome do atendente

0.3) No inicio da ligação, avisar que “Esta ligação está sendo gravada.”

0.4) Explicar exatamente o que ocorreu, e falar que gostaria quer resolver o problema diretamente com a empresa.

0.5) Depois disso você deve seguir exatamente o seu plano, essa é a parte mais difícil pois os atendentes são muito bem treinados para se esquivar do assunto quando o consumidor tem razão, então aqui é importante ser muito centrado e não deixar o atendente mudar o rumo da conversa em hipótese alguma, sempre quando ele sair do foco e vir com argumentações subjetivas você deve chamar a atenção dele para voltar ao assunto.

O atendente sempre irá abusar da subjetividade e dados que você não tem acesso para te enganar, portanto, para vencer você precisa:

Ser objetivo, se basear em fatos e dados que você tem acesso, seguir o planoe e não se abalar com frases de impacto evasivas que eles dirão como:

“De acordo com as normas da empresa…”, “Segundo o contrato…”, “Estou vendo no sistema…”, “Não consigo encontrar as informações que o Sr está falando, pelo que vi aqui…”, “Não tenho acesso ao tipo de pedido que o Sr fez”  e por ai vai… enfim… eles usam de tudo pra te enrolar! Fique esperto.

Abaixo vou usar o exemplo de checklist que usei e tive sucesso, serve para que você possa tomar como base:

0)Falar com um atendente do SAC.

1)Avisar que a ligação esta sendo gravada.

2)Explicar o problema todo.

3)Fazer o atendente localizar o meu pedido no sistema deles.(fase difícil)

4)Comparar o meu pedido que tinha valor de 84,80 com o valor que estava sendo cobrado que era 104,80 e mostrar que havia 20,00 de cobrança

indevida em cada mês que se passou.

5)Fazer o atendente calcular o valor total da cobrança errada e verbalizar(no meu caso 100,00).

6)Avisar que de acordo com o código do consumidor, artigo 42, eu tinha direito de receber o dobro do que foi cobrado indevidamente. No meu caso 200,00 e fazer a tendente falar que iria depositar este valor em minha conta. (fase difícil)

7)Fazer eles acertarem meu cadastro para que novas cobranças indevidas não ocorressem.

Como tudo aconteceu comigo:

Liguei lá, e até o item 2 foi tudo uma maravilha, ai como sempre, após explicar o problema

ela me fala que no sistema está tudo certo, como eu havia previsto.

Então falei pra ela consultar o meu pedido (item3), passei o numero, ela pediu para aguardar, e me avisou que não consta nada que realmente o valor estava correto. Então voltei novamente ao passo 3) e falei que queria consultar meu pedido, novamente ela se esquivou, afirmando que de acordo com as normas da empresa estava tudo certo. E eu sempre voltava ao passo 3), e falava que só queria que ela achasse o meu pedido de Numero X… Ela mudava de assunto e por fim começou a afirmar que como o pedido foi feito pela internet, e ela não tinha acesso a pedidos feitos pela internet e seguimos o assunto dessa forma por cerca de 5 vezes, ela esquivava sempre e eu voltava ao ponto 3) SEMPRE! (não pode deixar ela fugir deste assunto nunca! custe o que custar!).

Bom… como ela era bem treinada percebi que não tinha jeito, então refiz meus planos e vi todas as alternativas para não deixar ela usar assuntos subjetivos para fugir do tema 3) . Então pensei na hora e bolei 3 alternativas para ela escolher uma, e comuniquei ela que iriamos resolver de forma objetiva, e então ela tinha que fazer uma das alternativas abaixo:

3.1) Ela consultaria meu pedido e iriamos ver os valores como combinado, OU então:

3.2) Ela deveria me indicar uma forma de consultar o meu pedido pelo numero que eu tinha no comprovante do email, podia ser pela internet, pelo telefone de outro responsavel, falar com o gerente dela, ou até indo pessoalmente a empresa dela, Ou seja, se ela não tem acesso para consultar, preciso falar com quem tenha, simples assim. de forma OBJETIVA. Caso contrário ela podia tambem escolher a alternativa abaixo:

3.3) E no caso de nem a 3.1 nem a 3.2 resolver, então ela deveria me falar no telefone para eu gravar a resposta de que o numero que eles haviam me enviado no email com o número do pedido não tinha nenhum valor, e que eu não poderia comprovar de forma alguma quais os serviços e valores que eu havia comprado.

Ótimo, eu havia criado alternativas para ela onde ela teria que se comprometer e me dar uma resposta OBJETIVA

e sem direito a fuga, pois qualquer das resposta teria alguma consequencia.

Ela ficou sem saída e percebeu que a melhor  alternativa  era resolver o meu problema e escolheu a alternativa 3.1,  conversou bastante com alguem lá… voltou e disse que havia pesquisado e realmente eu tinha razão  que a empresa havia se enganado  e pediu desculpas !

UFA!! Já passei pelo passo 4) rapidamente, e logo fui para o passo 5) onde ela falou que o erro havia sido de R$100,00 e que eu podia receber em conta ou abater nas próximas faturas.

OPAAA ai ela ia tentar pular o meu item 6)! Parei tudo e disse  “de acordo com o código do consumidor, artigo 42, eu tinha direito de receber o dobro do que foi cobrado indevidamente”.  “mais um minuto” para ela pensar e quando voltou falou que eu tudo bem, que iriam fazer o que eu havia pedido.

Aqui vem outro pulo do gato! Tem que ser muito detalhista, note que ela não queria falar o valor verbalmente, queria somente falar que iria depositar o valor incorreto na minha conta, e foi evasiva novamente pois não queria falar o quanto seria esse valor! Se eu não tivesse uma vasta experiência em lidar com esses atendentes ela iria me embrulhar novamente! Note que ela não queria falar em voz alta o valor que iria depositar pois ai ela poderia depositar apenas os 100,00  e eu não teria como reclamar meus direitos pois ela havia sido evasiva.

Então eu fiz ela falar o valor que iria depositar ANTES de responder as perguntas que ela fazia! Enfim, seja mais chato que ela SEMPRE e faça ela falar o valor e ponto!

Após tentar evadir por diversas vezes, ela percebeu que não tinha jeito e falou que iria depositar os 200,00 em minha conta.

Ufa! agora sim… passei os dados todos para ela depositar,  ela me transferiu para outra atendente para arrumar meu cadastro como planejado no passo 7) e ficou tudo certo!

Temos que exigir nossos direitos SEMPRE! Com o tempo,  as grandes corporações vão entender que se pisarem na bola com o consumidor, podem se prejudicar e a  seleção natural proposta por Darwin vai se encarregar de eliminar as empresas que não se adaptarem!

Para mais informações, consulte o Código de defesa do consumidor!

“A Justiça é como a fé, só funciona se você acreditar nela!”

Boa sorte e  qualquer  dúvida, reclamação, elogio ou sugestão  é só comentar!

Abraços

Paulo Cesar

Atualizado em 10/03/2009

No dia 09/03/2009 a NET efetuou a restituição de tudo o que foi cobrado indevidamente em dobro em minha conta corrente. Ai sim heim?!🙂