Aqui no Reino Unido nas últimas semanas foi apresentado na TV um programa referente a floresta amazônica, desde o lado dos nossos vizinhos até os nossos domínios que diga-se de passagem é responsável por mais de 80% dela. Voltando ao programa, interessantíssimo, se não fosse triste, interessante do ponto de vista dos povos que vivem e dependem desse ecossistema extremamente frágil, e triste por ver pessoas o destruindo pra poder fazer dinheiro.
Mostrou-se de tudo, de mineradores a desmatadores, passando por fazendeiros também. E honestamente se não tivesse visto com meus próprios olhos continuaria a duvidar de existência de ouro no solo da floresta, afinal pra mim uma mina é uma mina, como estamos acostumados a ver por ai em filmes e mesmo a própria mina da Vale não tem nada de floresta.
O processo utilizado por esses mineradores nada mais é do que destruir o solo com jato d’água de alta pressão e então filtrar a lama e pegar as pequenas pepitas de ouro. Sei que outro vale muito, mas a quantidade de árvores que estão sendo desmatadas, no futuro terão um valor muito maior.
Bom o mais surpreendente de tudo, esse cara passou 8 meses andando na floresta (de carro, avião, helicóptero e tudo mais que tinha direito) e descobriu tudo isso. Bom e ai? como nosso governo não sabe disso? Difícil acreditar que não haja algum tipo de rastreamento disso por parte do governo, sendo que no orkut, é possível encontrar uma aplicação que faça isso, e caso haja, e’ necessario um investimento ou uma vontade administrativa maior pra por um fim nisso.
Acho que o pior de tudo foi o comentário do apresentador ao presenciar o Ibama apreendendo alguns caminhões com supostas madeiras ilegais. “A burocracia é tão grande que pra terminar esse processo leva-se mais de meses”. Não sei o que é pior, o processo levar mais de meses ou saber que com um “faz me rir” dinheirinho isso terminará na boa e famosa pizza.
Ele passou tambem por uma ONG que mostrou a quantidade de CO2 absorvida pela floresta, bom, se não me falha a memória ela pode absorver todo o CO2 produzido no mundo em um dia, o que convenhamos é bastante!
Todos nos aprendemos que o solo amazônico e frágil e delicado, qualquer desmatamento é praticamente irreversível naquele lugar e matar um lugar que sozinho absorve todo o CO2 produzido no mundo pode ser considerado suicídio, talvez não agora, mas o dinheiro que essas pessoas estão fazendo com certeza não será aproveitado pelos seus descendentes e muito menos pelos nossos.
Infelizmente nesse ponto eu não faço a menor ideia de como ajudar, interferir, ou seja la o que for a não ser mostrando isso num espaço aberto a que todos possam ler.

Link para a reportagem da BBC