Você consegue pesquisar e em menos de 30 minutos saber quanto o deputado X gastou em seu gabinete em cada mês do ano passado?

Você consegue mensurar o quanto foi investido em educação em cada cidade Brasileira em outubro de 2007? e comparar com novembro de 2007, consegue?

E depois de ver o quanto foi investido em educação, você consegue dizer de quais impostos foi tirado esse dinheiro? E depois de ver quais foram os impostos geradores de recursos, saber quais os outros objetivos para esses impostos?

E comparar com o que foi orçado? Fazer um simples comparativo de orçado contra realizado? Consegue?

Eu não consigo, acho que para conseguir fazer isso, eu precisaria largar o meu emprego e começar a garimpar e organizar informação, pois o nosso governo NÃO É TRANSPARENTE.

Bem, tem gente que diz que é, o nosso presidente é um exemplo disso, mas então vamos propor uma analogia (já que o nosso presidente adora uma).

Imagine que você  vai tirar uma foto de uma garrafa que tem um barco dentro (acredito que todo mundo já tenha visto uma dessas), mas é meio dia e o Sol está muito forte, a garrafa pode ser transparente, mas o barco nunca vai sair inteiro na foto, pois o sol não deixa, o sol ofusca a imagem do barco.

O que é o sol? burocracia, talvez falta de interesse dos políticos, quem sabe?

No final, eu gostaria de poder explorar em 30 minutos tudo o que foi gasto pelo nosso governo em qualquer data, saber de onde veio a grana, saber pra onde vai a grana, saber se a grana realmente foi para o lugar que foi determinado, etc…

Como?

Alguém aqui já ouviu falar em Business Intelligence? Basicamente é um sistema corporativo que ajuda uma empresa explorar de maneira rápida as informações acerca dela mesma, basicamente o cara pula a burocracia ou várias organizações de informação, para juntar tudo numa coisa só e poder comparar informações antes inimagináveis de serem comparadas.

Por Exemplo, saber que quando o orçamento em saneamento básico diminuiu os gastos com saúde aumentaram (e olha que isso é verdade, não precisa ser nenhum mandrake pra saber)

O Governo podia colocar um site na internet, onde qualquer brasileiro pudesse explorar os gastos. Assim, quando um político qualquer disser em rede nacional que fez isso ou aquilo, você pode ligar seu computador e constatar se aquilo é verdade, e no que aquilo impactou. Pois o político fala que fez o viaduto, mas não fala que por causa disso, deixou 100 postos de saúde sem médicos ou equipamentos.

Transparência de verdade, com tantos gastos, com tanta gente, só com apoio da tecnologia, e é possível, bem possível.

Por que não?